Compartilhar pra aprender — Canal Mestre QA

Bruno Nascimento de Figueiredo
2 min readApr 9, 2021

--

Olá, nesse post vou falar como surgiu canal Mestre QA, como foi o processo de criação, as motivações e já algumas lições aprendidas

Sempre tive a vontade de tirar esse projeto do papel que era de fazer um canal sobre qualidade e finalmente comecei, claro como um teste, não sei quanto tempo vai durar até porque independente do tempo que eu estiver fazendo vídeos para o canal vai ser aprendizado.

A ideia do canal também era de eu produzir vídeos falando sobre qualidade de software de uma forma mais natural, até porque não tenho tempo nem dinheiro para investir para me dedicar exclusivamente para isso.

Então comecei fazendo o roteiro do primeiro vídeo, roteiro esse que parte dele acabou virando esse post.

A maior dificuldade inicial foi de ter uma sequência de temas, depois de muito pensar, achei que seria interessante falar sobre Características/Habilidades de um QA, um tema que eu não vejo ser tão falado na literatura digamos assim de testes de software e acho que eu tenho experiência para falar sobre isso.

Outra dificuldade que eu tive foi:

E se não der certo o canal?

Aí pensei, não muda nada.

Porque eu vou de qualquer forma estudar para fazer os vídeos e com certeza vou fixar alguns conhecimentos, os que eu já tiver e aprender os que eu for estudar antes de falar. Então o máximo que pode acontecer é eu aprender alguma coisa e postar esse vídeo nem que seja para depois eu mesmo estudar sobre o tema e relembrar algo.

A partir daí foi mais fácil, depois disso comecei a pesquisar sobre como criar o canal, como gravar, que programas usar, no caso estou usando o OBS para usar e tem vários vídeos na internet que ajudam a fazer isso. E depois usei o shotcut para editar os vídeos, no caso só para cortar as falas, que no começo foi horrível, pro primeiro vídeo gravei dezenas de vezes e ainda acho que o primeiro vídeo não ficou tão bom quanto eu gostaria, mas resolvi deixar como ficou para não forçar tanto uma coisa diferente do que aconteceu.

Sobre as lições aprendidas:

Não ligue para o que os outros vão pensar, eu sou pessimista ao ponto de pensar que ninguém vai ligar para o que eu estou fazendo então também não vai criticar, ou seja ative o famoso modo foda se. Ou seja pense em você e assim fica mais fácil tirar os projetos do papel. Falar para uma câmera é bem estranho, ainda estou me acostumando. Baixe as expectativas, no meu caso penso que eu vou aprender mais com o canal mais até do que ensinar algo para quem for assistir, até porque não sei quantas pessoas vão assistir os vídeos.

E é isso, vou muito provavelmente criar um post para cada vídeo do canal aproveitando o roteiro do vídeo.

Até a próxima!!

--

--